26/06/2012

Americana Hawker Beechcraft,defende sua aeronave na disputa com a Embraer

 Americana Hawker Beechcraft,defende sua aeronave na disputa com a Embraer 



A americana Hawker Beechcraft, empresa que disputa com a Embraer o contrato de fornecimento de 20 aviões de treinamento avançado e ataque leve para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), não reconhece que tenha um competidor no nível do AT-6, concorrente do Super Tucano. 





 Em entrevista ao Valor, o chairman da HBC, Bill Boisture, disse que o AT-6 já passou muito tempo da fase de protótipo e que é o avião certo para atender a missão e os requisitos do programa Light Air Support (LAS) da USAF. 

As aeronaves serão utilizadas em missões de treinamento avançado de pilotos e em operações de contrainsurgência no Afeganistão.

 “O AT-6 é o único avião na competição que atende a estes critérios”, afirmou. Perguntado se os novos requisitos da concorrência, que eliminaram a fase de testes em voo das aeronaves, favoreceriam a Hawker, Boisture disse que vê com bons olhos uma avaliação em voo das aeronaves pelos pilotos da USAF se a instituição assim desejasse. 

 A Embraer informou que não considera que o novo RFP (sigla em inglês para pedido de proposta) favoreça o concorrente por ter eliminado os testes em corridas no solo e em voo das aeronaves. “As aeronaves foram testadas, ano passado, na Base Aérea de Kirtland, em Albuquerque, no Novo México, e os resultados comprovaram o desempenho superior do Super Tucano”, explicou a companhia. 

 Ainda de acordo com a Embraer, apesar de a USAF ter declarado que nenhuma das informações, documentos e resultados obtidos na competição anterior seriam considerados na nova avaliação, a companhia tem convicção de que todas essas percepções já colhidas e absorvidas reforçam o fato de que o Super Tucano é a melhor plataforma para as necessidades do programa LAS. 

 “Além disso, o novo RFP emitido pela USAF tem um requisito que certamente favorece a Embraer: o chamado “PastPerformance”, em que os fabricantes precisam comprovar a experiência anterior da aeronave no cumprimento de missões do tipo LAS”.

 Segundo a Embraer, a USAF solicitou que três operadores da aeronave enviassem suas impressões sobre o produto que eles utilizam. “Não existem operadores do AT-6. Quanto ao Super Tucano, além da FAB, mais cinco nações operam a aeronave: Colômbia, Chile, Equador, República Dominicana e Burkina Fasso”, informou a Embraer.

 Segundo um especialista do setor de Defesa no Brasil, embora a Hawker não admita, o AT-6, uma aeronave derivada do treinador militar T-6, ainda está em fase de desenvolvimento e, portanto, é um protótipo.

 “Para deixar de ser um protótipo, mesmo que esteja em fase de pré-produção, a aeronave precisa estar certificada e com a linha de produção já estabelecida e este não é o caso do AT-6″, disse.

 A versão anterior (T-6), que não foi projetada para as missões de ataque leve e de reconhecimento armado, exigidas pela concorrência da USAF, vendeu cerca de 600 unidades para a Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos.

 Em 1994, a Embraer perdeu para a Hawker um contrato de US$ 4 bilhões envolvendo a venda de 720 aeronaves na categoria do treinador básico EMB-312 Tucano, uma versão anterior ao Super Tucano. 

 A Hawker se apresentou na competição com a parceira suíça Pilatus e o treinador PC-9. 

O modelo era fabricado pela Pilatus, mas o projeto foi vendido para a Hawker e transformado posteriormente no T-6, que atualmente está sendo modificado para a versão AT-6. 

 Sobre a situação financeira da companhia, que anunciou no começo de maio um pedido de proteção contra falência (Chapter 11), o chairman da HBC disse que o processo corre de maneira tranquila e que a companhia deverá sair mais forte e saudável deste processo. 

Ele afirmou que o processo de reestruturação financeira da empresa não irá interferir na competição da USAF. “Esperamos que a competição seja justa e transparente e que assegure aos EUA e seus aliados o recebimento de uma aeronave que exceda os mais altos requisitos do Departamento de Defesa americano.” 

 Para o executivo da Hawker, o processo que deu vitória à Embraer foi falho e por este motivo a companhia decidiu protestar judicialmente a decisão. “A USAF validou o processo da empresa quando cancelou a concorrência.”

 A área de aeronaves militares responde por 26% da receita da HBC, mas os negócios na área de jatos executivos é que trazem mais receita para a empresa, representando 53% do total. O Brasil é o principal mercado internacional da HBC e a brasileira Líder Táxi Aéreo é a maior representante da companhia americana fora dos EUA. 

Segundo o diretor de vendas do segmento de aviação executiva da Hawker na América do Sul, Marcos Nogueira, a companhia detém uma fatia de 43% no segmento de aeronaves a turbina. Na América Latina, o market share da Hawker nesse segmento é de 32%. 

A companhia possui um total de 500 aeronaves em operação no Brasil, entre os modelos turboélices da família King Air e os jatos. 

 Fonte: Virgínia Silveira, Valor Econômico-Via Cavok
Foto:laborunionreport.com
Vídeo:ShootingForMoon's channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação