14/05/2011

Venda de Super Tucano aos EUA esbarram mais uma vez na opinião americana

Venda de Super Tucano aos EUA esbarram mais uma vez na opinião americana

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/EMB-314-Super-Tucano.jpg

Apesar do Super Tucano estar ainda na competição para novas aeronaves contra insurgência (COIN) nos EUA, nessa semana, o Early Warning Blog, do Lexington Institute, divulgou um artigo feito por um de seus colaboradores dizendo quais as razões pelas quais os EUA não deveriam adquirir a aeronave brasileira e escolher o modelo desenvolvido pela pela Beechcraft.

O artigo, divulgado pelo site Defence Professionals, está traduzido abaixo

A Força Aérea dos EUA está planejando comprar aeronaves de “ataque leve e reconhecimento armado” para uso pelos pilotos dos EUA e estrangeiros na guerra de contra-insurgência.

Por cerca de US$ 10 milhões por avião, provavelmente é o avião de combate mais barato em serviço que será comprado neste século – que é uma razão pela qual poucos políticos ou especialistas estão prestando atenção.

Mas a concorrência para selecionar uma aeronave vencedora levanta questões mais amplas sobre a forma como a compra de armas militares, em especial, se os responsáveis ??políticos do Pentágono entendem a gravidade do recente declínio econômico da América.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/AT-6-foto-Hawker.jpg

Existem apenas dois candidatos credíveis para o contrato: um avião americano feito pela Hawker Beechcraft designado AT-6, e um avião brasileiro feito pela Embraer designado EMB-314.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/03/AT-6-LAAR-foto-2-Hawker-Beechcraft-via-Lockheed-Martin.jpg

São ambos aviões turbohélices, multi-missão, e seus preços de tabela são semelhantes. Mas como a oferta da Beechcraft seria desenvolvida e montada nos Estados Unidos, iria gerar mais de 1.000 postos de trabalho aqui.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizCPzxFIsZkv8porQfJUs5qf4FXqh3f2fK8cJumMB1d-SGy4yAAykG_lfnA5-3TLafkwsX_LiVah1VxmUDZuPlutqTWlHA0el9IPWOsnEqbJoIz9PWkDzAh8TQcdapHE723Cn0LhyphenhyphenWujc/s1600/supertucano-500x332.jpg


O avião brasileiro seria desenvolvido em outros lugares, e a montagem final que ocorreria nos EUA provavelmente geraria menos de uma centena de postos de trabalho.

Então aqui vai a pergunta óbvia: por que os militares de um país com os maiores deficits orçamentários e comercial da história consideram a compra de um novo caça leve de um fabricante estrangeiro quando há um plano em perfeito estado e já disponível a partir de fontes internas? Sabemos que a oferta americana funciona bem, porque a mesma plataforma foi usada pela Força Aérea e ma Marinha para treinamento de pilotos ao longo dos últimos dez anos, e centenas deles são utilizados a partir de seis localidades nacionais.

Isso provavelmente faz com que o avião americano seja o candidato com melhor relação custo-benefício na concorrência, pois já existe uma infra-estrutura de treinamento e manutenção no lugar e que os pilotos do avião também o conhecem bem.

Mas o fato de a Força Aérea estar estudando uma oferta do Brasil nos diz que o Pentágono está fora com as realidades econômicas.

Deixemos de lado o fato de o governo do Brasil, muitas vezes não concorda com as políticas de defesa dos EUA em países como Irã e Venezuela, e tentaremos ignorar o disposto no Estatuto Social da Embraer, permitindo que o governo corte o fluxo de peças de reposição e acessórios, se não gostar da maneira como o avião está sendo usado em algum lugar.

Em vez disso, considere o que aconteceu com a economia americana ao longo dos últimos dez anos.

Na manhã do dia 11/09, os Estados Unidos estavam gerando 32% de toda a produção econômica global.

Hoje, caiu para 23 por cento, e se o Congresso se recusa a aumentar o limite da dívida poderia diminuir ainda mais, a 20% da produção mundial, porque o empréstimo federal ultrapassa atualmente os 10% do produto interno bruto.

É este o perfil de um país que pode dar ao luxo de passar para trás mil novos postos de trabalho e comprar no exterior só porque alguns estados são influenciados pela empresa estrangeira que pode oferecer-lhe um negócio um pouco melhor em um turbo-hélice militar? Eu não penso assim! A Força Aérea dos EUA deve começar a pensar mais claramente sobre suas responsabilidades para com os contribuintes, durante um período de perigo fiscal e econômico.

Talvez o que significará reduzir a quantidade de dinheiro que gastam em guerras em outros países.

No mínimo, porém, significa a compra de aviões norte-americanos, sempre um produto adequado disponível para atender as necessidades militares. Isso é o que a China faz – compra de fontes chinesas, sempre que possível – e agora ele está subindo tão rápida quanto a América está diminuindo.

Independente do tipo de “negócio” que a Força Aérea acha que ela poderá ser capaz de receber do Brasil, é uma perda líquida para a América se não comprar o avião dos EUA.

NOTA do BLOG : O problema com os americanos é que eles sempre acham que outros países podem agir como eles ,Eles sim (Americanos) são capazes de burlar qualquer contrato quando descontentes com alguma situação político-econômica ,ou como eles dizem "questões que afetem a democracia global",cortar o fornecimento de peças e materiais para construção de produtos provenientes daquele país.

lembram-se do embargo a venda dos aviões Super-Tucano ,uma venda considerável ,diga-se de passagem ,para a venezuela? pois é! os americanos com medinho do Hugo Louco Chaves impediram o Brasil-digo |Embraer de fornecer tais aeronaves;E vem dizer agora que o Brasil poderia, por discordar com algumas decisão dos EUA com relação ao Irã e algum outro país deixar de fornecer produtos e outros derivados em tecnologia,efetuando uma quebra de contrato...

São um bando de hipócritas ,mais um motivo para o Brasil no programa FX2 não comprar porcaria de caça americano nenhum,pois ai sim corremos o risco de pagar e não levar o que esta escrito,são mestre em fazer isso,a pouco tempo atrás quiseram vender ao país aeronaves Turbo Tracker para vigilância e patrulha marítima ,por um preço absurdo e o que é pior sem nada, isso mesmo, somente a célula,nós é que tínhamos que nos virar e implantar todo sistema de vigilância,apesar de termos hoje uma industria de defesa altamente avançada e capaz de tal implantação. Os Americanos não tem a menor consideração principalmente com nosso Brasil .

Pela metade do preço dos Boeing F-18 Super Hornet poderíamos comprar os caças Russos Sukhoi que além de serem mais baratos ,tem o dobro do alcance e payload,ou seja o dobro da capacidade para carregar armamentos , e uma tecnologia embarcada de caças de quinta geração.

devemos mostra a esse cowboys que nossa industria é capaz e que não estamos aqui pedindo esmolas e sim vendendo produtos de alta tecnologia de igual para igual em todo o mundo.




Fonte: Loren B. Thompson, Ph.D. Early Warning Blog, Lexington Institute, DefPro.com-via Cavok/Videos:;Voar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação