11/05/2011

Aumenta o Roubo de Malas no Aeroporto Internacional do Galeão

Polícia do Rio investiga aumento de furtos e violação de malas no Galeão


http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/398D33B6779D22C7241C02BCA0A7BCA73D3A_bagagem.jpg

De janeiro a abril, foram 61 furtos de malas registrados no aeroporto.

Em outros 18 casos, passageiros também tiveram as bagagens arrombadas.



O aumento de casos de furtos e arrombamentos de malas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, preocupa autoridades no momento em que a cidade se prepara para grandes eventos internacionais.

De janeiro a abril deste ano foram 61 furtos de malas registrados na delegacia do Galeão.

Em outros 18 casos, os passageiros também tiveram as bagagens violadas, mas fizeram acordo com as companhias aéreas e desistiram de dar queixa.

Até agora a polícia não identificou nenhum suspeito. Cinco funcionários de companhias aéreas foram ouvidos.

Os registros mostram que dia sim, dia não alguém deu queixa por ter a bagagem arrombada. Mas os policiais acreditam que o número de vítimas possa ser muito maior.

Só em abril foram 23 casos, cinco vezes mais que no mesmo período do ano passado.

Em um dos casos, os agentes encontraram luvas que, segundo os investigadores, são usadas por funcionários do setor de transporte de malas do Galeão, dentro de uma bagagem furtada. A polícia critica a falta de câmeras no trajeto das aeronaves até a parte onde as bagagens são entregues aos passageiros.

Após 45 dias de diversão e compras em Nova York, no EUA, a administradora Mariana Bittencourt descobriu que teve a mala arrombada ao desembarcar no Rio de Janeiro.

Ela contou que procurou a companhia aérea, mas o problema não foi resolvido. Na delegacia, um policial chegou a alegar que ela não era a unica a registrar este tipo de queixa.

"Você compra tudo pensando nas pessoas, cheguei a abrir a mala para dar os presentes para o meu noivo, tudo revirado, tudo vazio. Foi uma decepção muito grande", contou.

Alerta

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que as empresas aéreas são as responsáveis pelas bagagens despachadas.

A Anac alerta que bens de valor devem ser carregados na mala de mão, mas muitos passageiros se surpreendem com a recomendação.

Na última sexta-feira (06), a dona de casa Priscila Neiva teve três bagagens arrombadas. Ela chegou de Orlando, também nos Estados Unidos, às 11h. Só recebeu as malas em casa à noite.

De acordo com ela, as bagagens estavam sem relógios, brinquedos da filha, maquiagem e outros pertences. Um prejuízo de cerca de R$ 2 mil.

"Eu queria mostrar as coisas que eu comprei, contar as histórias. E aí eu vi que as malas foram arrombadas, que vários itens foram furtados, e eu não consigo contar da viagem maravilhosa que eu tive. Eu só consigo contar do final que virou um pesadelo", disse.

Outro lado


O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias - que representa todas as companhias - não quis se pronunciar sobre o aumento do número de furtos nas bagagens.

Já a TAM, empresa em que a Mariana e a Priscila viajaram, informou que trabalha junto com as autoridades para evitar e combater as ocorrências, e que está investindo em automação no transporte das bagagens.

Sobre a falta de câmeras de segurança na área onde as malas são arrombadas, a Infraero informou que o edital para a expansão do sistema de monitoramento do aeroporto - com equipamentos mais modernos e tecnologia de ponta - está em fase de finalização.


Fonte:G1.com/foto:dzai.com.br

9 comentários:

  1. realmente esta tendo roubo de mala no galleao eu fui vitima deste roubo de mala vajei pela web jet dia 7 de maio com destino a savador minha mala com aparelho de cepap para apneia do sono roupas medicaçoes etc........ foi roubada e ate o presnte momento nada a web jet nao deu conta e nem sabe onde foi parar a minha mala e o emu vou saiu do galeao meu nome e raquel alves de sousa digo que deveria ter mais segurança no setor de bagagem do passageiro estou indignada com o ocorrido raquel

    ResponderExcluir
  2. O nosso muito obrigado à leitora pela participação e denúncia.

    O Mais espantoso é saber que todos os dias acontecem casos semelhantes e nada se faz para coibir tais delitos.

    As empresas aéreas tem sim que ser responsabilizadas pelos acontecimentos ,bem como a Infraero que também é responsável pela segurança destas áreas.

    Os roubos estão cada vez mais descarados ,a ponto de encontrarem luvas e até crachas de funcionários dentro das malas roubadas,e a empresa aérea nada faz!!! pelo amor de DEUS ,é o cúmulo do descaso!!! da falta de responsabilidade,e ainda orientam o passageiro a levar seus pertences de valor em malas de mão...

    lanço aqui uma campanha ,já que as empresas estão orientando desta forma ,sugiro aos passageiros ,em protesto não embarcarem suas malas e levarem todas a bordo alegando falta de segurança ! um protesto à orientação feita pelas próprias empresas,ou eles se responsabilizam pelas perdas ,ou entupiremos os corredores dos aviões com nossas malas!

    Estamos acompanhando
    Atenciosamente:Voar News

    ResponderExcluir
  3. O que vejo é que as Cia Aereas são coniventes com a situação, e só faltam dizer que se não quer ser roubada traga na sua bagagem de mão, mas nem sempre dá pra fazer isso. O que eu queria mesmo era poder levar todos os meus pertences junto comigo no avião, pq a viagem se torna um suplicio, pq ninguém sabe se ao chegar vai encontrar seus pertences.
    O que mais me espanta é ver tantos orgãos e empresas envolvidas e ninguém faz absolutamente nada, e claro, que ladrão faz e se não é punido vai continuar sempre fazendo...onde vamos parar hein?!

    Jucilane

    ResponderExcluir
  4. Obrigado caro Leitor (a) pela participação!

    Enquanto as empresas Aéreas não forem penalizadas ,digo financeiramente ,com multas e indenizações altas pela falta de responsabilidade para com o bem estar de seus passageiros a situação ficará cada vez mais complicada , e nós passageiros e clientes nos tornamos vítimas da impunidade e exploração feita por parte destas que deveriam zelar por uma viagem tranquila e segura aos seus passageiros.

    Mais uma vez lanço aqui o protesto vamos nos mvimentar !!! lanço aqui uma campanha ,já que as empresas estão orientando desta forma ,sugiro aos passageiros ,em protesto não embarcarem suas malas e levarem todas a bordo alegando falta de segurança ! um protesto à orientação feita pelas próprias empresas e pela ANAC,ou eles se responsabilizam pelas perdas ,ou iremos entupir os corredores dos aviões com nossas malas!


    Att Voar News

    ResponderExcluir
  5. Isso ocorreu ontem com meu primo no aeroporto do Galeão, ele vinha de Miami e depois pegaria um voo até São Paulo, sumiu cadeado e um perfume que ele comprou no Dutty free, aliás, a mala onde estava o perfume foi novamente fechada com cadeado. Ele não poderia embarcar com o perfume pois é líquido e esse voo seguia as mesmas normas de segurança internacional. A mala demorou 40 minutos para aparacer na esteira! ABSURSO, TANTOS CASOS E NINGUÉM FAZ NADA! A Tam disse que ele tinha que reclamar no aeroporto e não poderia fazer nada. Bandidos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Antonio,
      Sei q ja tem quase um ano pelo ocorrido com o seu primo, mas eu gostaria de saber se a situação foi resolvida, pois, cheguei de viajem sexta feira, dia 06/04/12, vindo de Cancun no Mexico e no aeroporto do Galeão roubaram um perfume que trouxe na mala, o Chance Chanel importado. Estou pesquisando para saber algo mais sobre esta situação como resolve-la, ou saber de alguem de ja passou por isto como o seu primo! Ficarei grata se puder responder.

      Excluir
  6. Obrigado pela participação

    Os casos de roubo estão cada vez mais absurdos!

    como já disse empresas aéreas devem sim ser responsabilizadas bem como a Infraero que é também responsável por áreas restritas e é claro que são funcionários ladrões que muitas vezes já tem passagem por roubos e furtos, e até condenados pela justiça e foragidos estão trabalhando dentro da Infraero e são estes que roubam ,ou seja existe uma verdadeira quadrilha implantada dentro dos aeroportos roubando com a certeza da impunidade!

    a polícia federal nada faz!!!

    Polícia Neles!!!!

    Processem tanto as companhias quanto a Infraero pois estes tem sua responsabilidade!!!

    Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  7. Quero ajudar a Policia Federal a prender esses caras!!
    Eu e meu marido chegamos no Tom Jobim as 08:40 da manha pela TAM, vindos da Europa e assim que chegamos recebemos a noticia de que nossas malas não haviam embarcado em SP (nossa unica conexão) e que chegariam por volta das 11:00.
    Nos encaminharam a um guichê para preencher o "relatorio de irregularidade de bagagem", dizendo que entregariam as nossas malas em casa sem custo algum e por condutor confiavel e seguro na tarde do mesmo dia.
    As 2 da tarde começamos a telefonar pra pegar informações sobre as malas e as informações eram confusas e desencontradas, mas de tanto insistir pra falar com o PEREIRA, o funcionario que preencheu o relatorio, uma funcionaria (Bruna) disse que o motorista ja estava a caminho e nós só recebemos as malas as 8 da noite, ou seja, 6 horas depois.
    Da Ilha até a Barra, são 40 KM, incrível, o cara veio a 6 km por hora?!!!!

    Era um carro velho, sem nenhum tipo de identificação e estava com uma mulher no carona que dizia ser sua esposa, estava apressado.
    Detalhe: 5 minutos antes, ele deixou as malas na casa dos amigos que viajaram conosco e moram na mesma Rua e estava SOZINHO.


    Quando abrimos as malas, so tinha roupa suja, tudo de valor havia sido subtraido. Ficamos atordoados e ligamos pro motorista (de tando insistir pela demora a funcionaria da TAM nos forneceu seu celular) e questionamos, ele disse que isso era comum mas que podiamos reclamar com a TAM que "não pegava nada pra ele".
    Na manha seguinte me dirigi ao aeroporto e procurei o setor de reclamação da TAM, era aproximadamente 11:30 da manhã quando um funcionario (Celio) me atendeu dizendo que eu precisaria fazer um inventario e enviar por e-mail junto com uns documentos e seria aberto um processo de indenização, quando vi passar o funcionario que recebeu minhas malas no dia anterior, então o indaguei imediatamente: Oi Pereira, lembra de mim?
    Ele respondeu, claro que sim, suas malas chegaram cedinho. Ao meio-dia quando larguei do serviço, ja havia despachado-as na Alfândega, disse ainda que o vôo 8081 chegou as 10:50 e que o fiscal da RF havia liberado um IPAD que eu tinha na mala.


    Então eu completei: Mas na minha casa só chegou roupa suja. Nessa hora notei que ambos ficaram perplexos.

    Concluímos que os pertences tinham sido subtraídos entre 12:00 e 20:00 horas aos cuidados de TAM e TRANSPORTADOR.
    Então perguntei: Depois que voce saiu da Alfândega pra onde levou as minhas malas? Ele então me apontou uma sala, dentro das dependências da TAM e disse: Suas malas ficaram aqui ate o Anderson, motorista da BARRA FLEX pegar pra levar a sua casa.
    Alguns minutos depois fui atendida pelo supervisor da equipe, Hebert, e esse me disse que estaria cuidando do meu caso pessoalmente, mas quando perguntei o nome do motorista que levou as malas e a hora que ele saiu do aeroporto com elas ele responde: Essa informação a senhora pode solicitar judicialmente.
    Disse-lhe nesse momento que eu não estava atras de indenização, quero apanas os meus pertences de volta.
    (só pra ilustrar, o carro que chegou na minha casa era caindo aos pedaços de tão velho, o motorista era um garoto com não mais que 20 anos e já pesquisei esta companhia de transporte/frete/taxi... e ela não existe, no endereço dela tem uma CLINICA.
    Bem, presumo que, no meu caso em especial, não foi a mafia dos carregadores, alguem tem alguma suspeita????

    Não podemos aceitar esse Brasil, isso tem que mudar!

    28 de setembro de 2011 13:16

    ResponderExcluir
  8. O ABSURDO É NÃO TER CAMERAS ENTRE A CHEGADA DAS MALAS E A ESTEIRA. É O TOTAL DESCASO COM OS CLIENTES. SÓ AQUI NESTE PAÍS DE M...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação