21/03/2011

FX2-Barack Obama faz Lobby de caça F-18

O Presidente dos EUA Barack Obama faz Lobby de caça F-18 em reunião com Dilma Rousseff


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN7iJHtX9Amqm_zU9Dd3-Bm4RGRZz6EQb-SZ2BELJBsCta7mtg6Sd_pxXssyzlsZMC8x7C-z331is9mTO1nIM894cocHBCUCwRtL-66g8x1gjcYfiiixb-TnMfKIg7t0GEmvDWrPzkBxth/

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez forte campanha para o caça F-18, da Boeing, em reunião com a presidente Dilma Rousseff, mas ela não indicou se o governo havia decidido comprar o avião norte-americano, afirmou a Casa Branca no domingo.

“O tema do F-18 foi tratado. A presidente Dilma Rousseff o citou”, disse à imprensa no Rio de Janeiro o assessor da Casa Branca Dan Restrepo. Ele falava da reunião bilateral entre os dois presidentes no sábado, em Brasília.

O Brasil busca modernizar a sua Força Aérea, e a promoção das exportações norte-americanas para criar empregos nos Estados Unidos é parte central da viagem de Obama ao Brasil, Chile e El Salvador.

“O presidente Obama enfatizou que o F-18 é o melhor avião em oferta. O pacote de transferência de tecnologia é equivalente aos pacotes oferecidos aos aliados ao redor do mundo”, afirmou Restrepo, principal assessor de Obama para a América Latina.

Dilma disse às autoridades norte-americanas neste ano que acredita que o F-18 é o melhor jato entre os três finalistas e que ela vê o acordo como um meio para melhorar as relações comerciais com os EUA.

Ainda, ela pediu garantias escritas de que o Congresso norte-americano não impedirá as transferências de tecnologia que ela quer como parte do contrato para ajudar o Brasil a desenvolver sua própria indústria de defesa.

Duas fontes disseram à Reuters que Obama entregou a Dilma uma carta conjunta de líderes republicano e democrata do Senado, Mitch McConnell e Harry Reid, dizendo que o Congresso respeitará qualquer acordo sobre transferência de tecnologia.

As fontes falaram sob condição de anonimato, já que a conversa foi particular. Uma das fontes acrescentou que uma carta semelhante da liderança da Câmara é esperada nos próximos dias.

O F-18 enfrenta a concorrência do jato Rafale, fabricado pela francesa Dassault, que tinha a preferência do antecessor de Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sueca Saab também está na concorrência e disse no mês passado que esperava uma decisão do governo brasileiro ainda em 2011.

O contrato para o fornecimento de caças ao Brasil vai ser provavelmente maior dos que os lances iniciais que, segundo a mídia brasileira, ficaram em torno de 4 bilhões a 6 bilhões de dólares. O Brasil poderia comprar mais de cem aviões.


Fonte: Reuters -Reportagem de : Alister Bull e Brian Winter/video:-via Youtube.com

10 comentários:

  1. Obrigado mais uma vez pela participação

    Eu particularmente torço pelo caça americano no projeto FX ,afinal politicamente falando ,seria a melhor opção ,uma oportunidade para o brasil romper as barreiras do mercado americano para nosso produtos diga-se de passagem -Embraer

    ResponderExcluir
  2. Musica tema para a parceria estrategica caracu Brasil/França.
    Sendo que a França entra com a cara, o povo brasileiro que paga impostos com a outra parte.
    E o lobi feito pelo ministro da defesa Nelson Jobin, defendendo a compra do Aviao frances fabricado pela Dassault, Le Grand JACA: RAFAELE.
    Pergunta: Jobim é ministro da defesa da França ou do Brasil ?


    http://www.aereo.jor.br/2010/08/16/entrevista-com-o-almirante-alain-silvy-sobre-o-estado-das-negociacoes-do-rafale-com-o-eau/


    ♪♫ Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim. Por uma coisa à toa, uma noitada boa... ♪♫?
    ♪♫ ... Um cinema, um botequim
    E, se tiveres renda
    Aceito uma prenda
    Qualquer coisa assim
    Como uma pedra falsa
    Um sonho de valsa
    Ou um corte de cetim

    E eu te farei as vontades
    Direi meias verdades
    Sempre à meia luz
    E te farei, vaidoso, supor
    Que és o maior e que me possuis

    ResponderExcluir
  3. Em 2011 a Coréia do Sul, abriu concorrência para o seu FX3. Foram classificados: Boeing F-15 Silent Eagle, Typhoon, Lockheed F 35 Lightning II, o russo Sukhoi PAK FA 50. Notem que o Rafale não foi colocado na concorrência da Coreia do Sul. Segundo a Dassault, Sarkozy e o ex Ministro da Defesa Nelson Jobim o Rafale é o caça com tecnologia em estado de arte. Só se for com tecnologia em estado de arte abstrata, pois de concreto o Rafale não tem nada, muito menos tecnologia avançada. O Rafale não opera sistema de visão IR, não tem integração com HMD, não tem integração com o sistema de guiagem de armas ar solo não tem radar AESA operacional e tem ainda sérios problemas de sistema de geração de energia, problemas estes que a Dassault ainda não resolveu em uma decada (desde 2002)
    Somos nos brasileiros que vamos pagar com nossos impostos, o custo dessa Jaca, chamada Rafale por 7 mandatos presidenciais. Só para os Bolivarianos Petistas poderem fazer birra infantil com os americanos(F18 SH e Gripen NG), e poderem ganhar uma polpuda propina para o partido. A Dassault foi acusada de subornar e dar mimos a politicos em concorrências internacionais para a venda do caça Rafale que participou. Mesmo assim o caça Rafale por mais de 10 anos perdeu todas as concorrências. Só a França o tem e usa. O Rafale esta para ser o grande fracasso da industria aeronautica militar, a mais de 10 anos, ninguem quer comprar a Jaca Rafale. E segundo o governo frances, caso o Rafale não ganhe no Brasil a Dassault pode falir.
    Quando se trata de escolher o que é bom para o país ou bom para a politica, prefiro o que é bom para o Futuro do País. O Partido do PT ( partido dos trabalhadores) quer ser o Khmer Vermelho do Brasil e o LULA sonha em ser o Fidel Castro do Brasil (Ditador/Presidente vitalicio).

    ResponderExcluir
  4. Um aspecto que chama atenção é que os Coreanos esperam adquirir 60 caças modernos de quinta geração com um orçamento de 7,86 bilhões, enquanto nosso FX-2 prevê apenas 36 caças de quarta geração por valores bem mais altos, chegam a 10 bilhões de dolares, mesmo considerando a transferência de tecnogia. Percebe-se que corrupção do governo federal chegou ao FX. Empresas americanas não participam de nossas licitações federais porque são proibidas por lei de pagarem propina . “Nada é tão ruim que não possa piorar”.

    ResponderExcluir
  5. Empresas Americanas são proibidas por uma severa lei americana, de pagarem propina em licitações e concorrências internacionais.
    Deu para entender o motivo do anti-americanismo de nossos governantes para adiquirir equipamentos civis ou militares dos EUA.

    ResponderExcluir
  6. Paises que investem no reequipamento de suas forças armadas com tecnologia avançada de ultima geração e novos. O fazem por terem em seu horizonte inimigos externos perigosos, como o caso da India, Emirados Arabes Unidos, Paquistão, Coreia do Sul, EUA, etc.
    No caso do Brasil (politicos, militares e elite brasileira), o inimigo o qual temem, não é nenhuma nação externa, mas sim o propio povo.
    Por esse motivo que sempre compram sucata militar ( caso de aviões, navios, etc.)
    Só compram helicopteros novos, pois estes precisam estar em condições de combater o inimigo que mais temem e querem combater: O POVO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  7. Empresas Americanas são proibidas por uma severa lei americana, de pagarem propina em licitações e concorrências internacionais.
    Deu para entender o motivo do anti-americanismo de nossos governantes para adiquirir equipamentos civis ou militares dos EUA.

    ResponderExcluir
  8. Paises que investem no reequipamento de suas forças armadas com tecnologia avançada de ultima geração e novos. O fazem por terem em seu horizonte inimigos externos perigosos, como o caso da India, Emirados Arabes Unidos, Paquistão, Coreia do Sul, EUA, etc.
    No caso do Brasil (politicos de direita e esquerda, militares e elite brasileira), o inimigo o qual temem, não é nenhuma nação externa, mas sim o propio povo.
    Por esse motivo que sempre compram sucata militar ( caso de aviões, navios, etc.)
    Só compram helicopteros novos, aeronaves COIN (Tucano ALX), pois estes precisam estar em condições de combater o inimigo que mais temem e querem combater: O POVO BRASILEIRO

    ResponderExcluir
  9. De acordo com Ozires Silva, o Rafale é um mau negócio para o país, porque os franceses nunca cumprem o que prometem, quando se trata de transferência de tecnologia.
    O Rafale não agrega nada em transferencia de tecnologia.
    A prática francesa é aquela da Helibrás, somente montar kits e garantir os empregos, lá na França.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação